EMENTA - JOGOS DE EMPRESAS
Simulações de estratégias empresariais. Sistemas de treinamento gerencial. Estudo de casos.
OBJETIVOS
- Desenvolver habilidades de decisão empresarial.
- Desenvolver atitudes comportamentais que facilitem a decisão empresarial.
- Desenvolver visão holística do papel do gestor na empresa.
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO EMPREGADOS NA DISCIPLINA
- Base conceitual, introdução e conclusão: exposição oral dialogada.
- Desenvolvimento de atitudes: Jogos de comportamento (dinâmicas comportamentais).
- Desenvolvimento de habilidades: Jogos de mercado.
- Desenvolvimento do autoconhecimento: aplicação de ferramentas de identificação de perfil
ESTRUTURAÇÃO DO CONTEÚDO DA DISCIPLINA
Nº DA UNIDADE |
CONTEÚDO |
Nº DE HORAS/AULA |
01 |
Base Conceitual |
8 |
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Estrutura de desenvolvimento da disciplina |
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Conceito e natureza dos jogos de empresas |
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Jogos como ferramentas de desenvolvimento de atitudes e habilidades |
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Jogos de comportamento para integração e formação de grupos |
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Expectativas, motivação e liderança |
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Métodos de análise e solução de problemas |
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Competências duráveis |
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Trabalhos com filmes e DVDs |
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02 |
Jogos de Comportamento |
14 |
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Jogos específicos de Comportamento (dinâmicas comportamentais) |
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03 |
Jogo de Mercado – Fase I |
14 |
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Estrutura do jogo |
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Formação dos grupos/empresas |
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Desenvolvimento do jogo de mercado |
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04 |
Jogo de Mercado – Fase II |
14 |
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Composição de empresas e regras do jogo |
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Desenvolvimento do Jogo |
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Feedback das rodadas e consultorias |
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04 |
Jogo de Mercado – Fase III |
14 |
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Composição de empresas e regras do jogo |
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Desenvolvimento do Jogo |
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Feedback das rodadas e consultorias customizadas |
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05 |
Conclusão e Feedback (semestral) |
4 |
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Considerações sobre o desempenho dos alunos |
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Considerações sobre o desempenho das empresas |
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Síntese integradora |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA E/OU COMPLEMENTAR
VÂNIA LÚCIA SLAVIERO. De bem com a vida na escola, Ed. Ground, 2004.
__________. Programa de Atualização e Capacitação Sistêmica em Gestão para a Média Administração. Amana Key. 2004
ELSON A. TEIXEIRA. Ousadia & Competência. Ed. Makron Books, 2002.
SILVINO JOSE FRITZEN. Exercícios Práticos de Dinâmica de Grupo, 2º vol. Ed. Vozes, 2001.
PAULO VICENTE. Jogos de Empresas. Ed. Makron Books, 2001.
VÂNIA LÚCIA SLAVIERO. De bem com a vida, Ed. Lastro, 2000.
MARIA ESMERALDA BALLESTERO-ALVAREZ. Mutatis Mutandis, Ed. Papirus, 1999.
MARISE JALOWTZKI. Manual comentado de jogos e técnicas vivenciais, Ed. Sulina, 1998.
ERNESTO HABERKORN. Teoria do ERP, Ed. Makron Books, 1999.
TADASHI SUGIURA. Introdução a Jogos de Treinamento Para Equipes, Ed. Qualimark, 1998.
VICENTE FALCONI CAMPOS. O Valor dos Recursos Humanos na Era do Conhecimento. Ed FDG, 1995.
BONDER, N. O Segredo Judaico de Resolução de Problemas. Ed. Imago, 1995.
Maria Rita Miranda Gramigna. Jogos de Empresas e Técnicas Vivenciais, Ed. Makron Books, 1995.
Maria Rita Miranda Gramigna. Jogos de Empresas, Ed. Makron Books, 1993.
CRAIG R. HICKMAN. O jogo da Estratégia, Ed. Makron Books, 1996.
MORTON D. DAVIS. Teoria dos Jogos, Ed. Cultrix, 1973.
_____. Software – Jogo de Empresas . Versão Gold. Microsiga.
_____. Software – Jogo de Empresas – Simulação de Decisões . Jogo BETA – Comércio Varejista. Versão 1.2. Luiz Omar S. Gabardo.
DVD - Lord of the dance. Michael Flatley. Espetáculo de música celta/sapateado