EMENTA - JOGOS DE EMPRESAS

Simulações de estratégias empresariais. Sistemas de treinamento gerencial. Estudo de casos.

OBJETIVOS
  1. Desenvolver habilidades de decisão empresarial.
  2. Desenvolver atitudes comportamentais que facilitem a decisão empresarial.
  3. Desenvolver visão holística do papel do gestor na empresa.

MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO EMPREGADOS NA DISCIPLINA

 

  1. Base conceitual, introdução e conclusão: exposição oral dialogada.
  2. Desenvolvimento de atitudes: Jogos de comportamento (dinâmicas comportamentais).
  3. Desenvolvimento de habilidades: Jogos de mercado.
  4. Desenvolvimento do autoconhecimento: aplicação de ferramentas de identificação de perfil

ESTRUTURAÇÃO DO CONTEÚDO DA DISCIPLINA

 

Nº DA UNIDADE

CONTEÚDO

Nº DE HORAS/AULA

01

Base Conceitual

8

 

Estrutura de desenvolvimento da disciplina

 

 

Conceito e natureza dos jogos de empresas

 

 

Jogos como ferramentas de desenvolvimento de atitudes e habilidades

 

 

Jogos de comportamento para integração e formação de grupos

 

 

Expectativas, motivação e liderança

 

 

Métodos de análise e solução de problemas

 

 

Competências duráveis

 

 

Trabalhos com filmes e DVDs

 

02

Jogos de Comportamento

14

 

Jogos específicos de Comportamento (dinâmicas comportamentais)

 

03

Jogo de Mercado – Fase I

14

 

Estrutura do jogo

 

 

Formação dos grupos/empresas

 

 

Desenvolvimento do jogo de mercado

 

04

Jogo de Mercado – Fase II

14

 

Composição de empresas e regras do jogo

 

 

Desenvolvimento do Jogo

 

 

Feedback das rodadas e consultorias

 

04

Jogo de Mercado – Fase III

14

 

Composição de empresas e regras do jogo

 

 

Desenvolvimento do Jogo

 

 

Feedback das rodadas e consultorias customizadas

 

05

Conclusão e Feedback (semestral)

4

 

Considerações sobre o desempenho dos alunos

 

 

Considerações sobre o desempenho das empresas

 

 

Síntese integradora

 

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA E/OU COMPLEMENTAR

VÂNIA LÚCIA SLAVIERO.  De bem com a vida na escola, Ed. Ground, 2004.

__________. Programa de Atualização e Capacitação Sistêmica em Gestão para a Média Administração. Amana Key. 2004

ELSON A. TEIXEIRA. Ousadia & Competência. Ed. Makron Books, 2002.

SILVINO JOSE FRITZEN. Exercícios Práticos de Dinâmica de Grupo, 2º vol. Ed. Vozes, 2001.

PAULO VICENTE. Jogos de Empresas. Ed. Makron Books, 2001.

VÂNIA LÚCIA SLAVIERO.  De bem com a vida, Ed. Lastro, 2000.

MARIA ESMERALDA BALLESTERO-ALVAREZ. Mutatis Mutandis, Ed. Papirus, 1999.

MARISE JALOWTZKI. Manual comentado de jogos e técnicas vivenciais, Ed. Sulina, 1998.

ERNESTO HABERKORN. Teoria do ERP, Ed. Makron Books, 1999.

TADASHI SUGIURA. Introdução a Jogos de Treinamento Para Equipes, Ed. Qualimark, 1998.

VICENTE FALCONI CAMPOS. O Valor dos Recursos Humanos na Era do Conhecimento. Ed FDG, 1995.

BONDER, N. O Segredo Judaico de Resolução de Problemas. Ed. Imago, 1995.

Maria Rita Miranda Gramigna. Jogos de Empresas e Técnicas Vivenciais, Ed. Makron Books, 1995.

Maria Rita Miranda Gramigna. Jogos de Empresas, Ed. Makron Books, 1993.

CRAIG R. HICKMAN. O jogo da Estratégia, Ed. Makron Books, 1996.

MORTON D. DAVIS. Teoria dos Jogos, Ed. Cultrix, 1973.

_____. Software – Jogo de Empresas . Versão Gold. Microsiga.

_____. Software – Jogo de Empresas – Simulação de Decisões . Jogo BETA – Comércio Varejista. Versão 1.2. Luiz Omar S. Gabardo.

DVD - Lord of the dance. Michael Flatley. Espetáculo de música celta/sapateado